Como identificar se seu filho(a) precisa de ajuda de uma Psicóloga Infantil?
milenaxr
15 de jun. de 2018
2 min de leitura
O adulto é capaz de expressar suas emoções verbalmente, acontece de maneira diferente com a criança, ela pode demonstrar que precisa de ajuda apresentando alterações em seu comportamento e até sintomas físicos.
Se você está na dúvida sobre se deve levar ou não seu filho a um psicólogo infantil, confira alguns indícios de que a criança precisa de ajuda profissional:
Tristeza, muito choro ou mudança de comportamento podem ser evidências nas crianças como algo diferentes do que elas geralmente são, crianças cheias de vivacidade, quando elas passam a chorar muito, a ficar quietas, a parecer meio tristes, é preciso conversar para saber o que não vai bem.
Compulsão por comida na infância é um fator em que a criança passa a comer compulsivamente isto é outro indício de que ela pode dar de que algo não vai bem emocionalmente.
Uma das causas mais comuns que levam os pais a recorrer a uma psicóloga infantil é a dificuldade de interagir socialmente, a falta de interação social que a criança pode apresentar. Ainda que muitas vezes em forma de timidez, o agravamento do quadro – em forma de problemas de comunicação verbal, interação social e criatividade – deve ser analisado. Além disso, outras características, como, por exemplo, a preferência por comidas pastosas e problemas com a textura e o cheiro dos alimentos, também devem ser levados em consideração e relatados ao médico.
Intolerância e agressividade, neste aspecto as crianças que tendem a fazer birra por tudo o que querem e que não lidam bem com o não, não necessariamente possuem algum distúrbio psicológico. No entanto, o psicólogo infantil pode auxiliar a detectar onde está o erro. Mas é bom se preparar: muitas vezes, a conclusão profissional é de que a falha está nos pais e na cultura de compensação. Os filhos tendem a ser reflexo de sua criação. Por isso, esteja preparado para receber orientações relacionadas ao seu comportamento que irão mudar o comportamento da criança.
Agitação e falta de concentração frequente da criança deve ser investigada por uma psicóloga infantil. Isso porque é frequente que muitos educadores apontem imediatamente para TDAH, sugerindo interferência medicamentosa nem sempre necessária.
Comments